Home America Gatos pretos necessitam de cuidados redobrados na sexta-feira 13

Gatos pretos necessitam de cuidados redobrados na sexta-feira 13

3 min read
0
Quer receber as principais notícias do NH TV pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Em datas como Dia das Bruxas ou sextas-feiras 13, um velho mito sempre surge: gato preto dá azar? Nessa época, aumentam os casos de violência contra os animais com essa coloração. Mesmo que a crença tenha enfraquecido desde que surgiu, na Idade Média, ainda há quem acredite que os felinos são sinônimo de mau agouro.

Apesar da diminuição do preconceito contra os gatos pretos, é possível encontrar resquícios da crença.Até hoje, rituais de magia negra utilizam os felinos como oferendas para sacrifícios. Nas redes sociais, organizações protetoras de animais se mobilizaram para alertar tutores e fizeram apelos para que sejam redobrados os cuidados com os bichanos.

As ONGs aconselham que felinos dessa cor não sejam disponibilizados para adoção em datas consideradas místicas e que os que vivem nas ruas sejam abrigados dentro de casa. Outra recomendação é de não deixar os gatos pretos domiciliados saírem às ruas. E não apenas os felinos são ameaçados. Cães e gatos de coloração única, especialmente os brancos e os amarelos, também são utilizados como “tributo” na sexta-feira 13.

Mito surgiu com o crescimento do cristianismo

Com a ascensão do cristianismo na Europa, os símbolos de outras religiões passaram a ser combatidos pela Igreja. Os gatos, que chegaram a serem adorados como deuses no Antigo Egito, começaram a ser vistos como símbolos de azar. O Papa Gregório IX, em 1233, declarou que os gatos pretos eram uma das encarnações do demônio. A ideia se espalhou e muitos felinos começaram a ser mortos de forma indiscriminada.

Fonte: OP9

Load More Related Articles
Load More By - redação
Load More In America
Comments are closed.

Check Also

Americana tem novas vagas de emprego

Publicado em 2019-09-15 15:00:02 Atualizado em 2019-09-15 15:00:02 (124 visualizações) O P…