Natália Bosco*

postado em 23/09/2020 16:39

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) e o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) visitaram uma aldeia indígena no Amazonas e, sem respeitar as medidas de prevenção e contenção da covid-19, posaram para fotos com a comunidade local. A imagem foi publicada no perfil do Instagram do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto, e mostra que o secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, também estava presente. Todos estavam sem máscaras. O sistema imunológico dos indígenas é mais sensível que o da população urbana, uma vez que não possuem histórico de contato com os mesmos vírus e bactérias.

Em entrevista para a Folha de S. Paulo, o advogado Luiz Eloy, liderança indígena, explicou a gravidade da ação. “Quando um vírus entra na aldeia, é muito diferente o impacto que tem no contexto urbano. Existe o risco concreto de ter a morte coletiva de comunidades inteiras. É uma irresponsabilidade muito grande”, afirmou.

De acordo com dados da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), 158 povos foram afetados pela pandemia e 32.990 indígenas já foram contaminados pela covid-19, dos quais 825 morreram.

*Estagiária sob supervisão de Odail Figueiredo

Load More Related Articles
Load More By - redação
Load More In Brasil
Comments are closed.

Check Also

Prefeitura inicia na Ceasa-RJ mais uma capacitação especial sobre prevenção à Covid-19

Técnicos da Vigilância Sanitária promovem cursos presenciais para detalhar medidas estabel…