Connect with us

Curitiba

Curitiba retoma segunda dose de vacinação nesta semana, além de imunizar gestantes e puérperas

Artigo

em

Nesta semana, cerca de 126 mil moradores de Curitiba que receberam a primeira dose da vacina anticovid são esperados nos pontos de vacinação para completar o ciclo de imunização com a segunda dose. Os locais da vacinação podem ser consultados no site ImunizaJáCuritiba.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lembra que todas as pessoas que, por alguma razão, perderam a data de aplicação da segunda dose marcada no aplicativo, podem procurar um dos pontos de vacinação para completarem o ciclo de imunização com a dose de reforço.

LEIA TAMBÉM

Hoje, também poderão receber a primeira dose da vacina anticovid gestantes e puérperas (que tiveram bebês até 45 dias) com 12 anos ou mais e com apresentação de declaração médica.

Para receber a segunda dose da vacina, basta procurar um dos pontos de vacinação da cidade, das 8h às 17h, levar um documento de identificação com foto e CPF. Nesta segunda-feira serão 22 locais para vacinação.

Lembrando que no sábado, o Pavilhão da Cura, no Parque Barigui, foi desativado e não há mais vacinação anticovid no local.

Início

Foi no Pavilhão que a vacinação contra o novo coronavírus começou em Curitiba, em 20 de janeiro. Naquele dia, a primeira dose foi para a enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boa Vista Silvana Maria Bora. Em todo o período de portas abertas, o local respondeu por aproximadamente 20% de todas as doses aplicadas no município.

Na despedida, o Pavilhão acolheu para a dose de reforço idosos acima de 70 anos e com a segunda dose realizada há mais de 180 dias, além de pessoas imunossuprimidas com a segunda dose recebida há mais de 28 dias.

O encerramento das atividades no Pavilhão acontece em uma fase em que Curitiba já chamou toda a sua população acima de 18 anos para vacinação.

Mais doses

Entre o fim de semana e hoje, o Paraná deve receber mais de 876 mil doses de vacinas para a Covid. No sábado o Estado recebeu 363 mil doses. Ontem, chegariam mais 348.660 doses da Pfizer e hoje são esperados mais 164.250 da AstraZeneca, além de 450 da Janssen.

A distribuição dos imunizantes está condicionada a divulgação do Informe Técnico que irá confirmar se o lote será destinado à primeira ou segunda dose, com exceção dos da Janssen, que são dose única. Somente depois disso serão enviadas às regionais.

Paraná atinge a marca de 1,48 milhão de casos e 38.239 mortes pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou ontem mais 2.122 casos confirmados e 53 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.484.369 casos confirmados e 38.239 mortos pela doença.

Curitiba — Curitiba divulga os números de domingo apenas hoje. No sábado, o boletim da Secretaria Municipal de Saúde trouxe 313 novos casos de covid-19 e 16 óbitos. Até aquele dia eram contabilizadas 7.418 mortes e 289.464 casos desde o início da pandemia.

Eram 5.769 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus, e a taxa de ocupação dos 345 leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19 estava em 56%.

Brasil — O boletim do Ministério da Saúde de ontem registrou mais 9.458 casos e 244 óbitos pela Covid no País. O total foi para 21.239.783 de casos e 590.752 mortes desde o início da pandemia.

Cronograma da semana para segunda dose

Segunda dose de Coronavac:

– 20 de setembro – Vacinados com a primeira em 24 de agosto;
– 21 de setembro – Vacinados com a primeira em 25 e 26 de agosto;
– 22 de setembro – Vacinados com a primeira em 27 e 28 de agosto;
– 24 de setembro – Vacinados com a primeira em 30 de agosto.

Segunda dose de AstraZeneca e de Pfizer:

– 20 de setembro – Vacinados com a primeira em 22 de junho;
– 21 de setembro – Vacinados com a primeira em 23, 24 e 25 de junho;
– 22 de setembro – Vacinados com a primeira em 26, 27, 28, 29 e 30 de junho;
– 23 de setembro – Vacinados com a primeira em 1º de julho;
– 24 de setembro – Vacinados com a primeira em 2 de julho.

PUBLICIDADE

Curitiba

Meio Ambiente distribui mudas gratuitas de árvores nas regionais

Artigo

em

Por

Nesta segunda-feira (25/10), as regionais Santa Felicidade e Boa Vista recebem mudas de árvores nativas para entrega gratuita à população. Até o fim da semana, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente termina a distribuição de 500 mudas para cada uma das dez administrações regionais da cidade (cronograma abaixo).

A distribuição da produção do Horto Municipal da Barreirinha de forma descentralizada faz parte do programa 100 Mil Árvores para Curitiba e tem o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos e incentivar o plantio. Estão disponíveis espécies como os ipês amarelo, roxo e roxo anão, uvaia, pitanga, araçá vermelho, palmeira imperial, entre outras.

LEIA TAMBÉM

Para a retirar, é necessário o preenchimento de um cadastro simples. Da mesma forma como acontece com a solicitação de mudas pela Central 156, o cidadão deve informar o local e características do plantio para que seja fornecida a muda mais adequada. 

“Em áreas privadas não há restrição, mas se houver interesse no plantio em via pública – em frente de casa ou em alguma área verde – é preciso seguir algumas regras”, explica Roloff. Isso porque a cidade tem normas de urbanização, fiação elétrica e outras características que precisam ser levadas em consideração. 

A informação do local do plantio servirá também para o registro da participação no desafio. O Horto Municipal da Barreirinha continua fazendo as entregas aos interessados. Ao longo da semana, Tatuquara, Cajuru, Portão, Matriz, CIC e Bairro Novo também serão abastecidas. Pinheirinho e Boqueirão receberam a remessa na última sexta-feira.

Desafio

O 100 Mil Árvores para Curitiba foi lançado pelo prefeito Rafael Greca na primavera de 2019 e contou com a participação de empresas, exército e escolas. No segundo ano de vigência, já são mais de 160 mil plantios.

“Por enquanto, trabalhamos com os nossos plantios da arborização pública e com essa ferramenta do Adote uma Árvore por parte da população”, conta o diretor. “Esperamos que seja possível retomar ações de plantio comunitário o mais rápido possível”, completa. 

Onde buscar uma muda de árvore nativa

REGIONAL PINHEIRINHO – Avenida Winston Churchill, 2.033
REGIONAL BOQUEIRÃO – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430 
REGIONAL SANTA FELICIDADE – Rua Santa Bertilla Boscardin, 213
REGIONAL BOA VISTA – Avenida Paraná, 3.600 (a partir de 26/10 – terça-feira)
REGIONAL TATUQUARA – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n (a partir de 26/10 – terça-feira)
REGIONAL CAJURU – Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2150 (a partir de 26/10 – terça-feira)
REGIONAL PORTÃO – Rua Carlos Klemtz, 1700 (a partir de 27/10 – quarta-feira)
REGIONAL MATRIZ – Praça Rui Barbosa, 101 (a partir de 27/10 – quarta-feira)
REGIONAL CIC – Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460 (a partir de 28/10 – quinta-feira)
REGIONAL BAIRRO NOVO – Rua Tijucas do Sul, 1.700 (a partir de 28/10 – quinta-feira)
 

Continue lendo

Curitiba

Homem é arrastado e morto ao sair de igreja em Curitiba

Artigo

em

Por

Um homem de 28 anos foi assassinado após sair da igreja na noite desse domingo (24/10), no bairro Santa Cândida, em Curitiba. O crime aconteceu na Rua Celeste Paschoal Milani.

Segundo apurou a reportagem da Banda B, o rapaz entrava no carro para ir embora após o culto na igreja quando dois ou três homens (não há confirmação do número) o abordaram, o arrastaram por 50 metros e o atingiram com três tiros. Quando o socorro chegou, a vítima já estava sem vida.

LEIA TAMBÉM

Leia a íntegra do texto no portal Banda B, parceiro do Metrópoles.

Continue lendo

Curitiba

Metallica confirma show em Curitiba e mais cidades em maio

Artigo

em

Por

Fãs do Metallica tiveram uma boa notícia, nesta segunda-feira (25). A banda confirmou sua turnê pela América do Sul e Curitiba está no calendário para o dia 7 de maio de 2022. O show já foi adiado diversas vezes por causa da pandemia de covid-19.

As apresentações, inicialmente marcadas para abril de 2020, já haviam sido remarcadas para dezembro daquele ano. Em Curitiba, o show tinha sido reagendado em março, para ocorrer no dia 16 de dezembro, no estádio Couto Pereira.

LEIA TAMBÉM

Além de Curitiba a banda confirmou shows em Porto Alegre, no dia 5 de maio, São Paulo, 10 de maio, e Belo Horizonte, no dia 12 de maio. Além do Brasil, a turnê terá shows em Santiago, no Chile, e em Buenos Aires, na Argentina, no mês de abril.

“Para aqueles que estiveram conosco nos últimos 18 meses, desde que os shows originais deveriam acontecer, obrigado por sua tremenda paciência! Nós realmente não podemos esperar para finalmente visitar a América do Sul pela primeira vez em quase cinco anos, com a retomada de seis shows originalmente planejados, incluindo duas cidades brasileiras em que nunca tocamos: Belo Horizonte e Curitiba“, disse a banda.

Tempos difíceis

Em uma mensagem aos fãs, a banda desejou tempos melhores para todos. “Nós desejamos a vocês, seus familiares e a todos que amam, uma boa saúde para que nós possamos virar essa página para um novo capitulo deste tempo difícil. Nós não podemos esperar para passar um tempo com a nossa extensa família Metallica no próximo ano”, disseram os músicos.

Web Stories

Novidades!

Veja o que chega na Netflix nesta semana

Conhece?

Bosques de Curitiba são ótimas opções de passeios

Tragédia

Conheça 5 acidentes que aconteceram dentro de um set de filmagens

6 boas dicas!

Quer emagrecer de graça em Curitiba? É possível!

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS

Copyright © 2021 powered by NH TV.