Home Entretenimento Educação Professores municipais aprendem técnicas de cinema com diretora uruguaia

Professores municipais aprendem técnicas de cinema com diretora uruguaia

6 min read
0
Quer receber as principais notícias do NH TV pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Professores municipais aprendem técnicas de cinema com diretora uruguaiaCinquenta professores da Prefeitura do Rio que desenvolvem projetos de audiovisual em suas unidades escolares vão participar de uma formação exclusiva para incrementar o trabalho de seus cineclubes, espaços pedagógicos de desenvolvimento dos estudantes e especialistas na sétima arte. Nas escolas, os professores criam curtas, animações e participam, ao longo do ano, de competições e mostras de cinema. Na próxima terça e quarta-feira, 8 e 9/10, das 9h às 13h, professores da rede participarão do workshop “Cinema na Sala de Aula”, no Instituto Cervantes, em Botafogo. As aulas serão ministradas pela diretora e docente do Taller de Arte Visual (TAA) de Montevidéu, no Uruguai, a cineasta Caroline Deveras.

Este workshop de formação faz parte da programação do 8º Festival Internacional Pequeno Cineasta, iniciativa da atriz e produtora Daniela Gracindo, que tem entrada franca e se propõe a mostrar o olhar das crianças e jovens através das lentes do cinema. Pioneiro e único no Brasil, desde 2010 o festival exibe filmes feitos exclusivamente por cineastas de 8 a 17 anos de idade do mundo inteiro. O Pequeno Cineasta acontece até o dia 20 de outubro. O festival oferece oficinas de cinema para crianças e jovens e treinamento para educadores.

Mais atrações

O festival ainda acontece em mais dois espaços: no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro; e na Arena Dicró, na Penha. Especialmente no Dia das Crianças, será exibido o filme “D.P.A. 2 – O Mistério Italiano”, com a presença da atriz Nicole Orsini (a Berenice), que também fará as vezes de mestre de cerimônia ao lado do ator Ronaldo Reis (o Severino) no dia da abertura para convidados. A programação conta ainda com uma sessão especial de lançamento de “Bugados”, primeira sitcom infantil do canal Gloob, que este ano é o patrocinador oficial do evento.

Cerca de 350 filmes inscritos serão exibidos, no total, 100 curtas vindos do Brasil e de mais 19 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Venezuela, Colômbia, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Geórgia, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Portugal, Índia, Sérvia, China e Uruguai, sendo esses quatro últimos estreantes no festival. A mostra competitiva conta com 40 produções que vão concorrer nas categorias nacional e internacional (criança e jovem). Os vencedores na escolha do público e do júri oficial serão anunciados no dia 20 de outubro, durante a cerimônia de encerramento, no Museu do Meio Ambiente, e levam para casa o troféu “Pequeno Cineasta” e uma claquete profissional da KODAK.

SERVIÇO:

INSTTITUTO CERVANTES
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto 62, Botafogo
Telefone: 21 3554-5913
Data: 03 a 19 de outubro
Horário: 9h às 17h (programação completa https://pequenocineasta.com.br/festival/)
Lotação: 84 lugares
Entrada Franca
LIVRE

MUSEU DO MEIO AMBIENTE DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO
Endereço: Rua Jardim Botânico 1008, Jardim Botânico
Telefone: 21 3874-1808
Data: 17, 18, 19 e 20 de outubro
Horário: 10h às 17h
Lotação: 70 lugares
Entrada Franca
LIVRE

ARENA CARIOCA DICRÓ – RJ
Endereço: Rua Flora Lobo 184, Penha Circular
Telefone: 3486-7643
Data: 9, 10 e 12 de outubro
Lotação: 338
Entrada Franca
LIVRE

Load More Related Articles
Load More By - redação
Load More In Educação
Comments are closed.

Check Also

Altos do Taquaral: moradores pedem mudança na linha de ônibus

Na tarde de quinta-feira (17), o vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), reuniu-se co…