Home Entretenimento Educação Professores da SME receberão formação especial no 21º Salão do Livro para Crianças e Jovens

Professores da SME receberão formação especial no 21º Salão do Livro para Crianças e Jovens

6 min read
0
Quer receber as principais notícias do NH TV pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Professores da SME receberão formação especial no 21º Salão do Livro para Crianças e JovensMais de 5 mil estudantes da rede municipal de ensino do Rio e seus professores têm um encontro com a literatura entre os dias 23 e 31 de outubro, mais precisamente no 21º Salão do Livro para Crianças e Jovens. O festival literário irá reunir autores, leitores, estudantes e professores para ampliar os horizontes da leitura, debater histórias, pesquisas e motivar o hábito em todas as idades. Miriam Leitão, Stela Maris Rezende, Maria Cristina Furtado, José Bessa Freire, Sonia Rosa, os ilustradores Marcelo Pimentel e Luciana Grether, entre muitos outros profissionais do livro, são alguns dos nomes já confirmados para esta edição, que acontecerá na Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro, localizada na Avenida Presidente Vargas, 1.261, no Centro do Rio.

A ação é promovida pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), pela Secretaria Municipal de Educação (SME) – presente no evento desde a primeira edição há mais de 10 anos – e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com apoio do Itaú Cultural. Também são parceiras as empresas Arco Arquitetura e Produções, Cintia Pereira Produção e Cultura e Estúdios Versalete, somadas à presença de 29 editoras. A entrada no evento é gratuita para todos os públicos. Neste ano, os professores de sala de leitura SME receberam duas formações específicas, em parceria com a FNLIJ: “Literatura desde o berço”, que direciona o trabalho de literatura com alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, e “Jovens Leitores”, para direcionar o trabalho de literatura para os jovens.

Formação

Para homenagear os professores, o Salão do Livro dedicou um dia especialmente para os mestres e alunos. No dia 23/10, docentes e estudantes serão convidados para participar de uma formação local. A abertura será com visita guiada pelos estantes das editoras e bibliotecas. Também ocorrerá uma palestra sobre literatura infantil e juvenil.

Espaços

O 21º Salão do Livro irá oferecer para os visitantes quatro espaços de debates, formações e exposições.

O Espaço Ilustrador é voltado para as Performances dos Ilustradores, convidados a criar ilustrações na presença do público, propiciando um momento de integração entre a plateia e os artistas.

O Espaço FNLIJ de Leitura é reservado para os lançamentos de títulos, além de encontros com autores.

A Biblioteca FNLIJ Criança/Jovem tem um rico acervo, especialmente selecionado pela FNLIJ. Acontecem encontros com autores e leituras de obras premiadas pela FNLIJ, realizadas por equipe especializada.

A Biblioteca FNLIJ Bebê é um ambiente em que familiares e educadores são convidados a praticar a leitura compartilhada, por meio de livros específico para a faixa etária de 0 a 4 anos. Ler junto com o bebê é uma maneira afetiva de apresentá-lo ao mundo da cultura escrita.

Para mais informações sobre o Salão do Livro, acesse o site oficial do evento:

https://salaofnlij2019.wordpress.com

SERVIÇO

21º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

De 24 a 31 de Outubro de 2019

*Dia 23 – Visitação exclusiva para professores inscritos.
Local – Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro, Av. Pres. Vargas, 1261, Centro – Rio de Janeiro

Horário

Durante a semana – 8h30 às 17h
Final de semana – 10h às 18h.

Entrada gratuita

Para agendamento de visitação escolar e outras informações
Tel.: (21) 2262-9130 / 2262-9840
E-mail: [email protected] e [email protected] 

Load More Related Articles
Load More By - redação
Load More In Educação
Comments are closed.

Check Also

Benditos sejam todos os que desejam o bem

Bendita seja a pessoa que consegue afagar, em vez de apedrejar.  Bendito seja quem dá…