Home Entretenimento Educação Orquestra nas Escolas se apresenta no Largo da Carioca com repertório de sucessos que vão de Pixinguinha a Michael Jackson

Orquestra nas Escolas se apresenta no Largo da Carioca com repertório de sucessos que vão de Pixinguinha a Michael Jackson

8 min read
0
Quer receber as principais notícias do NH TV pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

As comemorações do segundo aniversário do Programa Orquestra nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação, terão uma edição especial nesta segunda-feira, dia 16/9, com entrada franca. Agora, será a vez dos alunos da Camerata de Choro da Escola Municipal Orsina da Fonseca e da Orquestra Verde tocarem para o público uma série de sucessos que levará muita gente a cantar junto, no Largo da Carioca, no Centro do Rio, a partir das 16h. Ao todo, 33 alunos, divididos entre as duas formações musicais farão uma apresentação com um repertório recheado de clássicos nacionais como ‘Aquarela do Brasil’, ‘Brasileirinho’, ‘Cidade Maravilhosa’ e ‘Carinhoso’; e internacionais como ‘Billie Jean’, de Michael Jackson, e ‘Viva la Vida’, do Coldplay.

Criada em abril de 2018, o Centro de Formação de Orquestra da Escola Municipal Orsina da Fonseca, localizada na Tijuca, beneficia 140 alunos de escolas da Prefeitura do Rio. Além dos ensaios do grupo que forma a Camerata de Choro, o espaço oferece ainda oficinas de coro, flauta, violão, percussão. É também nesta unidade da Tijuca que os músicos da Orquestra Verde, iniciada em maio deste ano, ensaiam.

Orquestra nas Escolas se apresenta no Largo da Carioca com repertório de sucessos que vão de Pixinguinha a Michael JacksonCom instrumentos produzidos a partir de material reciclado ou improvisado como restos de madeira, chinelos de borracha, garrafas pets e outros recipientes de plástico, além de chaves, linhas e canos de PVC, a Orquestra Verde ensina e faz música dando uma nova utilidade para resíduos que seriam descartados. Os instrumentos que fazem parte da formação musical são criados pelos próprios estudantes e foram batizados de: banjolino (violino); tubucello (violoncelo); claricano (clarinete); tuboflauta (flauta transversa); além das peças de percussão como chavilhão, timbacano, chinelofone e tubotons. O professor Gustavo Fernandes é o regente da Orquestra.

Essa será a quarta apresentação comemorativa pelos dois anos do Programa Orquestra nas Escolas – que se estenderá ao longo deste mês. No último dia 2/9, a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca formada por 750 alunos se apresentou no Theatro Municipal, no Centro, com a participação especial de João Bosco. Nos dias 4 e 5, a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca de Santa Cruz fez a sua estreia em grande estilo no palco da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, ao lado do cantor e compositor paulistano Toquinho.

Repertório Camerata de Choro:

Noites Cariocas

Na Baixa do Sapateiro

Aquarela do Brasil

Bole Bole

Diabinho Maluco

Trenzinho do Caipira / Melodia Sentimental

Na Glória

Brasileirinho

Carinhoso

Repertório Orquestra Verde:

– Billie Jean

– Maria Maria

– Cidade Maravilhosa

– Berimbau

– Viva la Vida – Coldplay.

– Amor Perfeito

– Favo de Mel

Sobre o Programa Orquestra nas Escolas e OSJC

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, o Programa Orquestra nas Escolas foi criado em 2017, por meio do estudo, da prática e da vivência musical. Em apenas dois anos, o programa já beneficia mais de 11 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino, espalhados por 52 escolas. Além das aulas nas instituições de ensino, o projeto conta com 14 formações musicais, entre elas a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC).

Oferecida aos estudantes da rede em horários de contraturno e pós-turno escolar, as aulas acontecem em diferentes regiões da cidade. Até o final do ano mais unidades serão incluídas no programa, como Espaços de Desenvolvimento Infantis (EDIs), atendendo alunos desde a pré-escola e atingindo 30 mil alunos no total. Entre as opções de escolha ao estudante estão: violino, viola, violão, violoncelo, contrabaixo acústico, oboé, fagote, trombone, saxofone, clarinete, bandolim, trompa, tuba, cavaquinho, flauta doce, flauta transversal, percussão, e canto coral.

Para fazer parte do grupo, os alunos participam de audição e os aprovados passam a ensaiar duas vezes por semana com maestros. Cada integrante da orquestra recebe bolsa-auxílio no valor de R$ 200, além de lanche e vale-transporte. Alunos do 9º ano, quando seguem rumo ao Ensino Médio, têm a oportunidade de se tornar monitores da OSJC e demais orquestras do projeto. Atualmente o programa já conta com 62 monitores.

Em maio deste ano, uma comitiva com 61 estudantes da OSJC se apresentou na Espanha. Os músicos ficaram 12 dias no país europeu, passando por Madri Valência e Alicante, em um intercâmbio cultural, com diversas apresentações em salas de música e casas lotadas.

Serviço:

Dia – 16/9

Horário – 16h

Atração – Apresentação da Camerata de Choro Orsina da Fonseca e Orquestra Verde

Livre

Largo da Carioca

Load More Related Articles
Load More By - redação
Load More In Educação
Comments are closed.

Check Also

S&P 500 sobe com balanços corporativos otimistas, mas Travelers pesa sobre Dow

Por Shreyashi Sanyal (Reuters) – O índice S&P 500 subia nesta terça-feira, impulsionad…