Home Entretenimento Educação De 19 a 23 de agosto Professores e responsáveis por alunos debatem Educação Socioemocional

De 19 a 23 de agosto Professores e responsáveis por alunos debatem Educação Socioemocional

8 min read
0
Quer receber as principais notícias do NH TV pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

De 19 a 23 de agosto Professores e responsáveis por alunos debatem Educação Socioemocional

De 19 a 23 de agosto Professores e responsáveis por alunos debatem Educação SocioemocionalDe 19 a 23 de agosto, os mais de 54 mil profissionais da rede municipal de Ensino do Rio têm um encontro marcado com a educação carioca. É a 2ª edição da Semana de Educação Socioemocional Carioca (Sesem), iniciativa da Prefeitura do Rio para promover o debate e a qualificação dos servidores e professores em práticas de competência social – um conjunto de recursos voltados para a interação, adaptabilidade e resolução de conflitos presentes na Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação. Pais e responsáveis dos alunos também estão convidados para participar. O evento acontecerá, ao longo de uma semana, na Escola de Formação Paulo Freire (EPF), no Centro, e irá discutir as práticas pedagógicas inovadoras na educação socioemocional com profissionais de diversas áreas.

Os professores, funcionários e responsáveis que não estiverem presentes na EPF poderão assistir e interagir de forma simultânea durante o evento através do recurso das telessalas de todas as 11 Coordenadorias Regionais de Educação da SME. Ao longo dos cinco dias de encontro, será possível conferir uma exposição exclusiva sobre práticas de promoção da educação socioemocional aplicadas rotineiramente nas unidades escolares da Prefeitura do Rio.

Para a organizadora do evento na Escola de Formação Paulo Freire, Marisangela Siqueira de Souza, oferecer aos profissionais e pais orientação sobre a educação socioemocional tem como objetivo desenvolver uma visão ampliada da educação para o ser humano, melhorando questões intrínsecas da convivência e comportamento que afetam também o desempenho escolar.

De 19 a 23 de agosto Professores e responsáveis por alunos debatem Educação Socioemocional

— A SME tem avançado na ampliação da educação socioemocional, saindo da perspectiva intuitiva para a intencional, como rede, se tornando parte da nossa prática e política educacional. Esse sempre foi um tema importante para nós, pois sabemos que a educação não pode ser apenas cognitiva e oferecemos essa formação para contemplar as habilidades de desenvolvimento de interação, resiliência, capacidade de resolução de conflitos, dentre muitas outras. Na segunda edição do Sesem Carioca trazemos, de forma inédita, a presença dos responsáveis de alunos, pois a educação inclui não só a escola, como também a família — disse a organizadora.

Programação

De 19 a 23 de agosto Professores e responsáveis por alunos debatem Educação SocioemocionalNa segunda-feira, 19/8, das 8h às 12h, a Sesem será iniciada com a palestra “Neurobiologia da Emoção Humana”. O debate será comandado pela médica, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e chefe do laboratório de neurobiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ Eliane Volchan e a sua equipe. À tarde, das 13h às 17h, acontece a formação “As competências socioemocionais para o século 21”, ministrada pela professora da Escola de Políticas Públicas do Governo da Fundação Getúlio Vargas,Tássia Cruz, e a neuropsicopedagoga Ana Colagrossi.

Já na terça-feira, 20/8, das 8h às 12h, será oferecida a palestra “Habilidades socioemocionais e o sucesso escolar” com a psicopedagoga e neuroeducadora Anita Abed e Joana London, especialista em pedagogia e criadora do Laboratório Inteligência de Vida, um projeto de educação socioemocional em escolas.

No dia 21/8, quarta-feira, das 8h às 12h, os professores da rede municipal vão conversar obre “Aprendizagem autorregulada e a motivação para aprender” com a professora titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Evelyn Burochovitch. Na parte da tarde, das 13h às 17h, a psicanalista, psicopedagoga clínica e institucional Marisangela Siqueia de Souza irá trabalhar o tema “Mediação de conflitos na escola”.

A quinta-feira, dia 22/8, das 8h às 12h, será a vez de “Sala de aula e saúde emocional do professor”. A conversa será com a doutora em psicologia e professora do programa de pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Alessandra Seabra.

O encerramento da Semana de Educação Socioemocional, na sexta-feira, 23/8, será com os pais e responsáveis de alunos das unidades escolares da Prefeitura do Rio. Das 8h às 12h eles irão acompanhar a palestra “Disciplina positiva para pais – família e escola juntos pelo plano de desenvolvimento de nossas crianças”, com a mestre em Linguística Aplicada especializada em Atendimento de pais pelo International Coaching Institute, Bete Rodrigues.

Transmissão ao vivo

A Semana de Educação Socioemocional será transmitida na íntegra pela Facebook da Multirio – Empresa Municipal de Multimeios. Acesse aqui para acompanhar.

https://www.facebook.com/MultiRio/

Confira abaixo alguns momentos do Sesem de 2018, registrados pela Multirio:

Load More Related Articles
Load More By - redação
Load More In Educação
Comments are closed.

Check Also

Dona do Pedaço: Téo flagra Jô com outro e tem pressentimento ruim

Téo (Rainer Cadete) finalmente vai começar a ver por trás da máscara de Josiane (Agatha Mo…