Home Entretenimento Diferença entre chá e infusão e como preparar cada tipo

Diferença entre chá e infusão e como preparar cada tipo

6 min read
0
Quer receber as principais notícias do NH TV pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

O verdadeiro chá é a bebida obtida da utilização das folhas da planta Camellia sinensis. Pode ser branco (as folhas utilizadas são protegidas da exposição solar e não sofrem o processo de oxidação), verde (as folhas utilizadas são secas logo após a colheita), preto (as folhas utilizadas são fermentadas depois de colhidas) ou oolong (as folhas utilizadas são fermentadas, mas durante um período de tempo mais curto).

Esta bebida é reconhecida pelo seu conteúdo em flavonoides, maioritariamente catequinas, que conferem a ação antioxidante que se associa à proteção contra certas doenças, tais como as de origem cardiovascular. Dentro dos fitonutrientes, destaca-se ainda o ácido clorogénico, que tem demonstrado promover um efeito termogénico. A cafeína, presente em todas as variedades, mas em maior quantidade no chá preto, tem uma ação estimulante sobre o sistema nervoso. Por outro lado, as folhas do chá contêm também teanina, que é um aminoácido importante para a redução do stresse e promoção do relaxamento.

Quando se utilizam outras plantas, que não a Camellia sinensis, a bebida resultante deverá chamar-se infusão. Neste caso, podem ser utilizadas diversas partes das plantas, por exemplo: flores de camomila, raiz de gengibre, partes áreas (folhas e caules) da erva-cidreira, etc. Em fitoterapia, são utilizadas diversas plantas, com características, sabores e propriedades também diversas. Concretamente sobre a camomila, o gengibre e a erva-cidreira, têm ação anti-inflamatória sobre o sistema digestivo, ação antisséptica nas afeções respiratórias e ação digestiva, respetivamente.

No mercado, existem ainda referências de chás e infusões misturadas com especiarias e óleos essenciais, ingredientes que também são utilizados pelas características ímpares, por exemplo a nível de sabor, aroma e outras sensações, que imprimem a estas bebidas.

A melhor preparação

A preparação do chá com água tem como objetivo a libertação dos componentes da planta para a água, que posteriormente será bebida. Os componentes da planta oxidada do chá (chá preto) e partes da planta mais duras (talos/caules) beneficiarão de uma preparação com água a uma temperatura de 100ºC, durante mais tempo (decocção), cerca de 5 minutos, para a libertação dos componentes.

Por outro lado, quando se utiliza chá branco ou verde a temperatura de preparação deverá ser inferior a 100ºC, não necessitando a bebida de repousar mais do que 1 a 2 minutos. Em todo o caso, quer na preparação do chá, quer na preparação de infusão de plantas, deverão sempre ser seguidas as sugestões de preparação do fabricante, que obrigatoriamente constam na sua rotulagem.

Percorra as imagens acima e conheça algumas das sugestões de chá e infusão à venda nas lojas Celeiro.

Load More Related Articles
Load More By - redação
Load More In Entretenimento
Comments are closed.

Check Also

Record vai entregar presente que Gugu comprou para amigo secreto

Já tradicional, o amigo secreto sempre movimenta o fim de ano da RecordTV. A brincadeira e…