Home Entretenimento Curiosidades Se tosse da criança tem 7 características associadas, pode ser mais grave do que parece

Se tosse da criança tem 7 características associadas, pode ser mais grave do que parece

5 min read
0
Quer receber as principais notícias do NH TV pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

crianca doente tosse 0419 1400x800

crianca doente tosse 0419 1400x800

By aslysun/Shutterstock

A coqueluche é uma doença do trato respiratório, causada por uma bactéria chamada Bordetella pertussis. As crianças são as principais afetadas por essa condição, caracterizada por fortes ataques de tosse e dificuldade para respirar.

A Organização Pan-Americana da Saúde estima que existam cerca de 50 milhões de casos por ano no mundo, além de 300.000 mortes anuais devido a essa terrível doença. Segundo o Ministério da Saúde, bebês menores de seis meses são mais suscetíveis às complicações da doença, também conhecida como tosse comprida.

Como identificar a tosse comprida?

A tosse comprida é uma doença contagiosa, transmitida pelo contato com o muco de uma pessoa doente. A coqueluche pode levar de uma a duas semanas para começar a manifestação dos primeiros sinais.

Nos primeiros dias em que a doença se desenvolve, seus sintomas podem ser confundidos com um resfriado comum, pois incluem:

  1. Espirros
  2. Nariz escorrendo
  3. Mal-estar

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, quando o quadro desta doença avança, começam outros sintomas, como:

  1. Tosse rápida
  2. Respiração forçada
  3. Vômitos durante ou após a tosse
  4. Exaustão
  5. Falta de ar
  6. Febre
  7. Apneia em bebês (pausas na respiração)

xarope crianca tosse 0519 1400x800

xarope crianca tosse 0519 1400x800

Barabasa/Shutterstock

Qual é o tratamento para a coqueluche?

A tosse comprida pode ser evitada com uma vacina, que pode ser administrada em crianças de até 6 anos. A recomendação do Ministério da Saúde para prevenir a coqueluche é tomar no mínimo três doses da vacina: a pentavalente (DTP+Hib+Hepatite B), um reforço aos 15 meses de idade, e um segundo reforço aos 4 anos de idade com a tríplice bacteriana (DTP).

Se uma pessoa contrai a doença, é melhor permanecer em quarentena imediatamente após a infecção. Além disso, as pessoas que têm contato com o paciente devem seguir as medidas básicas de higiene (lavar as mãos com água e sabão, cobrir a boca e o nariz, não compartilhar os utensílios), para reduzir o risco de infecção.

O tratamento da coqueluche consiste na administração de antibióticos. Se a medicação começar nas primeiras semanas do início da doença, a taxa de sucesso aumenta consideravelmente.

Se a coqueluche não for tratada corretamente, pode levar a complicações como pneumonia, infecção do ouvido médio, perda temporária de consciência, convulsões, lesões cerebrais e até a morte.

É muito importante ir a um hospital para que o paciente receba o tratamento adequado, uma vez que a automedicação pode agravar o problema e colocar sua saúde em risco.

Doenças respiratórias em crianças

Fonte: Vix

Load More Related Articles
Load More By - redação
Load More In Curiosidades
Comments are closed.

Check Also

Americana tem novas vagas de emprego

Publicado em 2019-09-15 15:00:02 Atualizado em 2019-09-15 15:00:02 (124 visualizações) O P…