Home Entretenimento Curiosidades Contrações do parto não acabam quando bebê nasce: entenda motivo de continuarem

Contrações do parto não acabam quando bebê nasce: entenda motivo de continuarem

3 min read
0
Quer receber as principais notícias do NH TV pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

parto normal maternidade 0619 1400x800

parto normal maternidade 0619 1400x800

Gorodenkoff/Shutterstock

As contrações uterinas são caracterizadas por dores intensas que a mulher sente logo antes do parto normal. Sinal da dilatação do colo do útero, a fim de permitir a passagem do bebê.

No entanto, mesmo depois do parto normal, as contrações uterinas não param. E elas podem continuar ao longo do puerpério, embora com menor intensidade. Por que isso acontece?

Contrações após o parto

utero placenta parto 0619 1400x800

utero placenta parto 0619 1400x800

sciencepics/Shutterstock

Segundo a Biblioteca Cochrane, o parto é dividido em três fases: na primeira, o colo do útero dilata até atingir 10 cm. Na segunda, o bebê nasce, e na terceira, a placenta se solta do útero e é expelida pela vagina.

A dequitação da placenta, no entanto, só acontece porque o útero continua a contrair mesmo após o nascimento do bebê, permitindo que a mãe elimine o órgão de forma espontânea pela vagina.

É claro que, durante uma cesárea, nada disso acontece: as contrações acabam assim que a anestesia faz efeito, e a placenta é retirada pelos cirurgiões.

bebe placenta gravidez 0519 1400x800 0

bebe placenta gravidez 0519 1400x800 0

sciencepics/Shutterstock

Contrações no puerpério

Assim como a dilatação, o movimento para que o útero volte ao tamanho normal depois do parto pode causar contrações ao longo do puerpério – especialmente durante a amamentação.

De acordo com informações do Hospital e Maternidade Santa Joana, a amamentação libera ocitocina, hormônio que ajuda na produção do leite e também faz o útero volte ao tamanho de origem. As contrações abdominais resultantes deste processo podem ser confundidas com cólicas e duram por até 45 dias.

Recuperação pós-parto

Fonte: Vix

Load More Related Articles
Load More By - redação
Load More In Curiosidades
Comments are closed.

Check Also

Em Paulínia, todos os assentos são preferenciais