Home Destaque Brasil Delegado da PF Alexandre Ramagem toma posse como novo diretor-geral da Abin

Delegado da PF Alexandre Ramagem toma posse como novo diretor-geral da Abin

4 min read
Comentários desativados em Delegado da PF Alexandre Ramagem toma posse como novo diretor-geral da Abin
0
59
Quer receber as principais notícias do NH TV pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.
Novo diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem(foto: Carolina Antunes/PR)Novo diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem (foto: Carolina Antunes/PR)
O presidente Jair Bolsonaro deu posse nesta quinta-feira (11/7) ao delegado da Polícia Federal Alexandre Ramagem Rodrigues como diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ele assume o cargo no lugar do servidor de carreira Janér Tesch Hosken Alvarenga.
Ramagem foi um dos responsáveis pela escolta de Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2018. Até o mês passado, ele era assessor especial do ex-ministro da Secretaria de Governo general Carlos Alberto dos Santos Cruz, demitido em junho por Bolsonaro e substituído pelo general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, comandante militar do Sudoeste.   
Em seu discurso de posse, Ramagem defendeu a modernização tecnológica da Abin e o combate ao crime organizado e desenvolver a capacidade da inteligência cibernética.  “Neste momento de tecnologia e informação, a inteligência tem que se aperfeiçoar para entregar informação com agilidade”, disse. Uma das razões de bastidores apontadas pela substituição no comando da Abin é que o Palácio vinha recebendo informação primeiro pelas redes sociais e depois pela Abin.  
Em seu discurso de despedida, Alvarenga, que foi nomeado pelo ex-presidente Michel Temer, disse que comandar a Abin foi uma experiência hercúlea e agradeço a Bolsonaro pela confiança por ter permanecido seis meses no cargo. “Agradeço à luz divina o ensinamento de transformar conhecimento em sabedoria e a escolher, mesmo em cenários confusos, a melhor opção”, disse e aconselhou Ramagem. “A distância entre fazer e o chegar será menor quanto maior for o diálogo  e a confiança neste chão de fábrica que é a Agência de Inteligência”.
A Abin está subordinada ao Gabinete de Segurança Institucional, comandada pelo general Augusto Heleno, também presente na solenidade. Segundo o general Augusto Heleno, a escolha de um delegado da Polícia Federal para comandar a Abin foi estratégica, para que as agências trabalhem integradas. O presidente Jair Bolsonaro também falou sobre a necessidade de a agência trabalhar com agilidade e afirmou que nem a Abin, “quatro meses antes, percebeu que ele seria eleito”. 

Load More Related Articles
Load More By - redação
Load More In Brasil
Comments are closed.

Check Also

CPTM promove campanha “Meias que aquecem o coração”

Arrecadação de meias tem como objetivo utilizar o material para confecção de cobertores de…