Negócios Jurídicos

+ notícias

O Procon Vinhedo notificou a operadora de saúde Sobam para cumprir a legislação da Agência Nacional de Saúde (ANS) e garantir atendimento aos seus usuários dentro dos prazos previstos. O Procon tem recebido reclamações de conveniados da operadora alegando dificuldades para marcar consultas e exames.

“Considerando o elevado número de reclamações e questionamentos feitos por conveniados referente à Sobam, o Procon Municipal de Vinhedo notificou a operadora, a fim de verificar o cumprimento da Resolução 259/11 da ANS”, informou o órgão.

O Procon esclareceu que a legislação prevê prazos para procedimentos médicos e hospitalares como cobertura imediata para casos de urgência ou emergência, de sete a 14 dias para consultas, três dias úteis para exames laboratoriais, 10 dias úteis para demais exames e serviços de diagnóstico, 10 dias úteis para atendimento em hospital dia e 21 dias úteis para cirurgias eletivas e procedimentos de alta complexidade.

Caso o conveniado não consiga ser atendido nos prazos estabelecidos, deverá solicitar um protocolo e fazer a denúncia na ANS (Disque ANS 0800 7019656) ou no registrar sua reclamação no Procon (informações 19-3826-3008). É preciso apresentar a data da solicitação. Se a operadora se recusar a fornecer número de protocolo, o consumidor deve anotar nome do atendente, dia e horário da solicitação.

O Procon destacou que o registro das reclamações sobre descumprimento é de extrema importância para avaliar o serviço das operadoras e permitir que sejam adotadas melhorias no sistema. Se houver um grande número de reclamações procedentes, além da aplicação de multa, a ANS poderá suspender a comercialização do plano de saúde.

O Procon acrescentou que a legislação garante outros atendimentos ao consumidor. Na ausência ou inexistência de prestador credenciado, a operadora deve garantir o atendimento em prestador não credenciado no mesmo município. Tembém precisa garantir o transporte do beneficiário até o prestador credenciado para o atendimento, independentemente de sua localização, assim como seu retorno à localidade de origem.

“Mantenha-se informado, seja um consumidor empoderado, exija seus direitos!”, orientou o Procon.

Com informações da Prefeitura de Vinhedo

Load More Related Articles
Load More By - redação
Load More In Vinhedo
Comments are closed.

Check Also

Dicas Simples e Eficientes Para a Sua Entrevista de Emprego

Não fique aquém da sua capacidade em uma entrevista de emprego Uma entrevista de emprego é…