Saúde

+ notícias

Entre os dias 8 e 11 de março, serão realizados 42 exames já agendados em pacientes da Rede Municipal de Saúde

A Prefeitura de Vinhedo celebra o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, com a inauguração do atendimento de mamografia no município. O novo mamógrafo de Vinhedo vai começar a funcionar no dia 8, instalado na Santa Casa. Na Semana da Mulher, serão realizados 42 exames em pacientes da Rede Municipal de Saúde, entre os dias 8 e 11.

Os exames já estão agendados e vão reduzir sensivelmente a fila de espera pelo exame, que hoje é de 64 mulheres. A estimativa é de que 200 pacientes sejam atendidas por mês para a realização da mamografia em Vinhedo. Sem o mamógrafo da Prefeitura, essas mulheres tinham que se deslocar a outras cidades para realizar o exame.  

“Considerando que na Saúde o tempo de atendimento e a realização de exames preventivos são essenciais para garantir sucesso no tratamento de doenças, o mamógrafo é de extrema importância, trazendo mais conforto e segurança para as pacientes”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.  

Dr. Dario reforçou a importância de o atendimento ser realizado na cidade. “A estimativa é atender cerca de 200 moradoras mensalmente, que antes precisavam se deslocar para outras cidades para realizar o exame de mamografia em clínicas particulares, pagas pela Prefeitura”, disse. 

Painel eletrônico 

O mamógrafo foi adquirido em 2020 com recursos da Prefeitura. O investimento foi de R$ 640 mil, através de emenda impositiva da Câmara ao Orçamento Municipal, aprovada por unanimidade pelos vereadores. Mas o aparelho não pôde ser utilizado porque depende de outros equipamentos para operar.  

Em janeiro deste ano, a Santa Casa comprou o painel eletrônico necessário para o funcionamento do mamógrafo. No mês passado, a empresa Siemens realizou os testes para uso dos equipamentos, que estará pronto para realizar os exames a partir do dia 8.  

Sucesso do tratamento  

O exame de mamografia é muito importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama, e também para acompanhamento e tratamento da doença. O diagnóstico precoce do câncer é decisivo no sucesso do tratamento. Segundo a Secretaria de Saúde, o equipamento adquirido pela Prefeitura é um dos mais modernos da região e oferece maior conforto às mulheres na realização dos procedimentos.

Com informações da Prefeitura de Vinhedo

Load More Related Articles
Load More By - redação
Load More In Vinhedo
Comments are closed.

Check Also

Pandemia aumentou em 50% denúncias de violência contra crianças e adolescentes

Prefeitura conscientiza sociedade sobre importância de denunciar – Fernando Maia/Pre…