Connect with us

Piracicaba

Secretários de Agricultura se reúnem para o fortalecimento agrícola da RMP

Artigo

em

Autor: Texto e fotos: Thaís Passos/Sema

Representantes dos 24 municípios que integram a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) estiveram presentes no I Encontro dos Secretários de Agricultura da RMP, evento promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), em parceria com a Cati/CDRS (Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável) da SAA (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento).

LEIA TAMBÉM

 O evento veio ao encontro de outras iniciativas da Prefeitura de reunir secretários municipais para discutir projetos conjuntos de cada setor, após a sansão da lei complementar que cria a Região Metropolitana de Piracicaba, ocorrida em agosto.

 Um dos principais programas estaduais da SAA, o Município Agro, foi tema da primeira palestra do encontro, abordado pelo engenheiro agrônomo da Cati-CDRS, Vivaldo Viganó. Trata-se de um programa criado em 2019 que incentiva o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas relacionadas ao setor agropecuário, em uma parceria com as prefeituras que participarem. Os municípios mais bem colocados recebem repasses de recursos que podem chegar a R$ 500 mil.

Já o Rotas Rurais, apresentado na segunda palestra, é um programa que visa “colocar o rural no mapa”, segundo o próprio palestrante, Vagner Azarias Martins, representantedo IEA (Instituto de Economia Agrícola). O objetivo é mapear e facilitar o acesso às propriedades rurais nos locais onde não há endereçamento.

“Há uma série de dificuldade ao produtor rural em orientar o caminho de suas propriedades, principalmente em casos de emergências, e este trabalho é para que o deslocamento seja feito de forma rápida e objetiva”, disse Vagner, que salientou que o programa Rotas Rurais estará em breve chegando para implantação na Região Metropolitana de Piracicaba.

 A nutricionista Natália Gebrim Doria, que atua com programas de segurança alimentar e nutricional na Sema e faz parte do Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), ministrou a última palestra, sobre Compras Públicas da Agricultura Familiar.

  Ela apresentou os programas públicos que fomentam essas compras para instituições da rede socioassistencial, educacional, hospitais, presídios, entre outros, sendo o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PPAIS (Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social).

  A secretária de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba, Nancy Thame, mediou as palestras e avaliou positivamente a reunião. “Alcançamos nosso objetivo de fazer um primeiro contato entre os secretários de agricultura dos 24 municípios para fomentar a produção local e fazer com que os programas estaduais sejam fortalecidos na região. Já estamos articulando a realização de um segundo encontro sediado por outro município da Região Metropolitana, abordando outros temas pertinentes para o setor”, afirma.

Para o prefeito Luciano Almeida, “este foi mais um importante encontro para discutir e trocar ideias e experiências e reunir propostas a serem apresentadas no primeiro encontro de prefeitos da RMP, marcado para a próxima semana”.

 Também estiveram presentes no encontro o vereador Gilmar Rotta, presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba, o prefeito de Ipeúna, Diego Heron Pinheiro, o vice-prefeito de Santa Maria da Serra, Roberto Miranda, o vereador Paulo Camolesi, o presidente da Câmara Municipal de Analândia, Leandro Sanharpio, e Maurício Perissinoto e Marcos Jonatan Amici Jorge, diretores da Cati-CDRS Piracicaba e Limeira, respectivamente.

A RMP é composta, além de Piracicaba, por Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

Palestras abordaram programas estaduais e compras públicas da agricultura familiar.

Encontro dos Secretários de Agricultura aconteceu no Teatro do Engenho. (Foto:Justino Lucente)

Continue lendo
PUBLICIDADE

Piracicaba

Confira as principais notícias da região de Piracicaba nesta sexta, 26 de novembro

Artigo

em

Por

LEIA TAMBÉM

Apreensão de drogas em Limeira — Foto: Divulgação/ Polícia Militar

Atualizações da pandemia

Desde o início da pandemia, as 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba contabilizam 4.688 vidas perdidas e 196,4 mil casos confirmados da doença.

Piracicaba (SP) promove neste sábado (27) a “Megacampanha de Vacinação” para regularizar a situação de pessoas em atraso com a segunda dose da Covid-19. Segundo a prefeitura, são cerca de 18 mil pessoas nessa situação

Carnaval cancelado

Pelo menos oito, das 18 cidades da região de Piracicaba (SP), já anunciaram o cancelamento das festividades de Carnaval em 2022. O motivo é a pandemia da Covid-19. Veja a situação por município.

ARQUIVO: Bloco da Ema em Piracicaba, em 2018 — Foto: Arthur Menicucci/G1

Aumento no número de furtos

A quantidade de registros de furtos em Piracicaba (SP) teve uma alta de 42% em 2021, conforme os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os números são referentes a todas as ocorrências de furto, incluindo de veículos.

Mais um ciclista atropelado

A Santa Casa de Piracicaba (SP) tenta identificar um paciente internado no hospital às 22h46 dessa quinta-feira (25). De acordo com a instituição, ele transitava de bicicleta pela Rodovia Samuel de Castro Neves (SP-147), que liga Piracicaba a Anhembi (SP), quando foi atropelado por um veículo que fugiu do local e está em estado grave.

Homicídio em Santa Bárbara

Um homem foi vítima de homicídio em Santa Bárbara d’Oeste (SP), na tarde desta sexta-feira (26), de acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM). Segundo a corporação, ele morreu após ser alvejado com tiros de fuzil e pistola na cabeça.

Veículo de funerária e viatura da PM no local do homicídio, em Santa Bárbara d’Oeste — Foto: Cláudio Mariano/ SBNotícias

Localização de drogas e prisões

Um homem foi preso na quinta-feira (25) após a Polícia Militar encontrar 5,4 quilos de maconha em seu carro. A apreensão aconteceu no bairro Glebas Aliança, em Piracicaba (SP).

Drogas encontradas no veículo do indiciado em Piracicaba — Foto: Polícia Militar

Já em Limeira (SP), um homem foi preso por ser suspeito de tráfico de drogas na noite de quinta-feira (25), no bairro Ibirapuera. Com ele, foram apreendidos tijolos de maconha e uma planta do entorpecente.

Drogas e materiais encontrados pela PM em Limeira — Foto: Polícia Militar

Agenda do final de semana

As cidades da região de Piracicaba (SP) contam com diversas opções de entretenimento, entre shows, exposições e festivais a partir desta sexta-feira (26). Entre os destaques, estão a apresentação da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, show com a sambista Aninha Barros e apresentações de forró, hip hop e festival para quem gosta de churrasco.

VÍDEOS: Veja reportagens sobre a região

Continue lendo

Piracicaba

Santa Casa tenta identificar ciclista internado em estado grave após atropelamento em Piracicaba

Artigo

em

Por

LEIA TAMBÉM

Santa Casa de Piracicaba — Foto: Júlia Heloisa Silva/g1 Piracicaba

A Santa Casa de Piracicaba (SP) tenta identificar um paciente internado no hospital às 22h46 dessa quinta-feira (25). De acordo com a instituição, ele transitava de bicicleta pela Rodovia Samuel de Castro Neves (SP-147), que liga Piracicaba a Anhembi (SP), quando foi atropelado por um veículo que fugiu do local e está em estado grave.

Trazido ao hospital pelo Grupo de Resgate e Atenção às Urgências (Grau), o homem não portava documento, aparenta ter por volta de 35 anos, 80 quilos, 1,80 metro de altura, pele branca, olhos castanhos, cabelos compridos e não possui tatuagens.

Qualquer informação deve ser comunicada ao Serviço Social ou ao Plantão Administrativo da Santa Casa de Piracicaba pelos telefones (19) 3417-5015 ou 3417-5010.

Morte recente

Na segunda-feira (22), o aposentado José Costa da Silva, de 57 anos, pedalava pela Avenida Luciano Guidotti quando foi atropelado por um ônibus que passava ao seu lado e morreu no local. O filho da vítima, Danilo Mendes da Costa, contou ao g1 que o pai utilizava a bicicleta como meio de transporte e, no momento do acidente, estava a caminho de uma agência bancária.

Ciclista morre atingido por ônibus em Piracicaba — Foto: Edijan Del Santo/EPTV

Após o acidente grupos de ciclistas se mobilizaram para cobrar a implantação de ciclovias e ciclofaixas pela cidade. Há pelo menos cinco anos a prefeitura não implanta novas vias desse tipo.

Manifestação de ciclistas em Piracicaba — Foto: Caroline Giantomaso/ g1

Mapa dos acidentes

Piracicaba teve desde 2015 em média 2,5 óbitos de ciclistas em acidentes de trânsito por ano. Foram 18 ocorrências. Os dados são do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), que contabiliza ocorrências desde 2015.

O g1 reuniu os dados da plataforma em um mapa, que mostra as localizações dos acidentes que ocorreram desde 2015 na cidade. Confira:

*Dois acidentes que ocorreram em 16 de outubro de 2016 e 6 de novembro de 2020 não constam no mapa porque não tiveram a localização divulgada. Esses casos vitimaram um homem de 55 anos e uma mulher de 26 anos, respectivamente.

VÍDEOS: Fique por dentro do que acontece nas cidades

Continue lendo

Piracicaba

Guarda Civil recebe novas viaturas para a Patrulha Rural em Piracicaba

Artigo

em

Por

A Guarda Civil de Piracicaba recebeu nesta semana novas viaturas destinadas ao grupamento da Patrulha Rural. São duas caminhonetes Chevrolet S10 4×4, equipadas com sinalizador acústico e visual, iluminação de LED, alto-falante, grafismo, para-choque de impulsão, repartição para ferramentas e kit de primeiros socorros, estribos laterais sobressalentes, rastreador, suporte de armas longas, dentre outros equipamentos.

Os veículos foram adquiridos por meio de emenda aprovada em 2020, pelo Projeto de Lei 156/2020 de autoria do vereador Laércio Trevisan, no valor de R$ 400 mil. A compra de uma terceira unidade, também destinada à Patrulha Rural, já está em andamento, no valor de R$ 258 mil, esta por meio da emenda do ex-senador Major Olímpio, falecido neste ano.

LEIA TAMBÉM

“Com as novas viaturas iremos aumentar o patrulhamento que já realizamos nas estradas que compõem a área rural, melhorando nosso desempenho, oferecendo mais conforto e segurança à população”, observou o GC Matias, encarregado do Grupamento Rural.

Os veículos, que estarão nas ruas a partir de segunda-feira, 29/11, serão utilizados para atender ocorrências de roubo e furto, combatendo a criminalidade, mantendo a ordem pública, percorrendo as regiões mais afastadas e as estradas vicinais do município, incluindo locais de difícil acesso na área rural.

As novas viaturas fazem parte da modernização e ampliação da frota e outros investimentos da GCMP, como armamentos e tecnologia, fundamentais para garantir a presença da corporação nas ruas, bem como a qualidade dos serviços prestados à população.

“As novas viaturas são de extrema importância para o grupamento e para a corporação, nossa frota está passando por readequações e esses veículos chegaram em boa hora. São veículos modernos, adaptados para armas longas e para colocação de tablets”, explicou o comandante Sidney Nunes.

Criada em 2002, a Patrulha Rural de Piracicaba faz parte da estrutura da Prefeitura para a realização do trabalho de segurança pública. O grupamento conta com veículos específicos, pessoal treinado. Atua em toda região municipal e tem por objetivo manter a segurança na área rural, a fim de prevenir e reprimir delitos em sítios, fazendas, escolas e condomínios, dentre outros locais.

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS

Copyright © 2021 powered by NH TV.