Autor: CCS- Foto- Felipe Ferreira

No início dessa semana, o prefeito Luciano Almeida e os secretários de Trânsito e Transportes, José Vicente Caixeta Filho; do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, José Luiz Guidotti Junior, e o presidente do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap), Daniel Rosenthal, conheceram projetos de inovação digital voltados ao conceito Cidades Inteligentes, abrangendo as áreas de mobilidade urbana, desenvolvimento, sustentabilidade, tecnologia, planejamento urbano e infraestrutura.

A exposição foi feita por representantes dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Comunicações; Saúde, por meio da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e da Universidade Federal de São Paulo.

A Administração entende que soluções que envolvem tecnologias inovadoras são fundamentais para as cidades que precisam crescer, se desenvolver e solucionar problemas com o uso racional de recursos.

Cidades Inteligentes, também chamadas de Smart Cities, são aquelas que usam a tecnologia de modo estratégico para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana, criar soluções sustentáveis e outras melhorias necessárias para a qualidade de vida dos moradores.

A solicitação para a exposição dos projetos foi feita pessoalmente por Maximiliano Martinhão, secretário executivo e de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, ao prefeito Luciano Almeida, que visitou o ministério em março, em Brasília, por reconhecer o potencial de desenvolvimento do município.

Diante da exposição, o prefeito determinou que cada secretário analise os projetos de suas respectivas áreas, para ver a viabilidade de serem implantados no município.

Participaram da reunião, além de Martinhão, José Gontijo, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ronaldo Camargo, superintendente da Funasa no estado de São Paulo, ligada ao Ministério da Saúde, e Caio Fernando Fontana, professor da Universidade Federal de São Paulo.

Reunião Cidades Inteligentes

Load More Related Articles
Load More By - redação
Load More In Piracicaba
Comments are closed.

Check Also

PLANTÃO CORONAVÍRUS- 18/05/2021

Autor: CCS A Secretaria da Saúde registrou dois óbitos, sendo duas mulheres de 53 e 85 ano…