Connect with us

Piracicaba

Covid-19: Piracicaba atinge 70% da população vacinada com a 2ª dose ou dose única

Artigo

em

Autor: Texto e Fotos: Andressa Mota

Com mais de 288 mil segundas doses ou doses únicas aplicadas, Piracicaba chegou à marca de 70% da população com o sistema vacinal completo. A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aplicou até hoje, segunda-feira, 25/10, 278.092 segundas doses e 10.727 doses únicas, conforme o Vacinômetro do Governo do Estado. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Piracicaba tem 410.275 habitantes. Também hoje, o município chegou à marca de 12 dias sem registrar óbitos pela Covid-19.

LEIA TAMBÉM

Piracicaba já aplicou mais de 636 mil doses da vacina contra Covid-19

No total, em Piracicaba já foram aplicadas 636.378 doses, sendo 329.955 primeiras doses, atingindo pessoas com 12 anos ou mais, e 17.604, entre pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da saúde que já tomaram a 2ª dose ou dose única há, pelo menos, seis meses, e pessoas imunossuprimidas que já tomaram a 2ª dose ou dose única há, pelo menos, 28 dias.

Ewerton Andresson Santos Silva tomou a 2ª dose no Ginásio 

“Chegar a 70% da população vacinada e observar que nossos índices de internações em UTI e enfermaria por Covid-19 estão baixos e, em especial, que estamos há 12 dias consecutivos sem registrar nenhum óbito por essa doença mostra que estamos no caminho certo para superar esse momento tão difícil. Então, se já chegou a hora de você tomar a 2ª dose, não perca tempo e faça o agendamento no VacinaPira. Falta pouco”, enfatiza o prefeito Luciano Almeida.

Laura Munhoz Silva tomou a 2ª dose hoje – 25-10 

Para o secretário de Saúde, Filemon Silvano, essa marca significa esperança e é reflexo de um trabalho árduo. “Estamos vendo a cada dia mais esperança de controlar essa pandemia e, com certeza, reflete a dedicação incansável dos nossos profissionais da saúde tanto na linha de frente nos hospitais, há quase dois anos, quanto diariamente, desde janeiro deste ano, fazendo chegar cada dose da vacina nos braços dos piracicabanos”, comenta Filemon.

Covid-19 Piracicaba atinge 70% da população vacinada com a 2ª dose ou dose única 

O diretor do Centro de Vigilância em Saúde, Moisés Taglietta, lembra que, no início do processo de vacinação, os cientistas, a partir de cálculos matemáticos, afirmavam que vacinar com as duas doses 70% da população seria suficiente para controlar a pandemia. Mas o surgimento de novas variantes, como a Delta, fizeram esse percentual aumentar, uma vez que elas podem mudar o índice de eficácia das vacinas. Porém, ainda assim, Taglietta pontua que atingir essa marca é motivo para celebrar, mantendo, claro, todos os cuidados.

Lorenzo Camillo de Ávilla sente-se aliviado ao receber a 2ª dose

“Vale lembrar que nenhuma vacina tem 100% de eficácia e que, por isso, a vacinação é um ato de proteção coletiva, pois, com mais pessoas vacinadas, criamos barreiras de proteção e conseguimos diminuir a transmissão do vírus, assim como diminuir a probabilidade do desenvolvimento de quadros graves da doença e, em especial, a mortalidade”, explica Taglietta. “É um número para se comemorar, e bastante, mas não se pode deixar de tomar todos os cuidados, como manter o distanciamento social, a higienização das mãos e o uso de máscaras”, enfatiza.

ALÍVIO E ESPERANÇA – A vacinação contra Covid-19 em Piracicaba não para. Hoje, 25/10, por exemplo, foi dia da estudante Laura Munhoz Silva, de 17 anos, tomar a 2ª dose da vacina, no Ginásio Municipal de Esportes. Feliz, define o momento como de esperança. “É uma sensação de esperança para que tudo volte ao normal. Estou feliz em saber que estou protegida e protegendo minha família”, comenta.

Sentimento semelhante teve o estudante Lorenzo Camillo de Ávilla, de 18 anos, ao receber a 2ª dose hoje. “É mais um alívio por tudo que aconteceu na pandemia e tudo que tivemos que passar”, comenta. “Mas a pandemia vai deixar sua marca na sociedade, forçando a gente a criar alguns hábitos que não tínhamos antes”, considera Lorenzo.

Lorenzo Camillo de Ávilla tomou a 2ª dose no Ginásio Municipal hoje 25-10 

Os amigos Ewerton Andresson Santos Silva e Caroliny Viana Tonez, ambos de 17 anos, também completaram o sistema vacinal hoje, no Ginásio Municipal. “É prazeroso ver que a vacinação está dando certo e, principalmente, porque já é a minha 2ª dose já. Estou feliz. Quando anunciou que a partir dos 17 já podia se vacinar, na primeira chance já vim”, afirma.

Caroliny conta que estava ansiosa para tomar a vacina contra Covid-19 e, assim como o amigo, quando recebeu a notícia que com 17 anos já poderia começar a vacinação, não perdeu tempo. “Na primeira oportunidade já fiz o cadastro”, lembra.

Caroliny Viana Tonez foi como amigo receber a 2ª dose da vacina 

Continue lendo
PUBLICIDADE

Piracicaba

Confira as principais notícias da região de Piracicaba nesta sexta, 26 de novembro

Artigo

em

Por

LEIA TAMBÉM

Apreensão de drogas em Limeira — Foto: Divulgação/ Polícia Militar

Atualizações da pandemia

Desde o início da pandemia, as 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba contabilizam 4.688 vidas perdidas e 196,4 mil casos confirmados da doença.

Piracicaba (SP) promove neste sábado (27) a “Megacampanha de Vacinação” para regularizar a situação de pessoas em atraso com a segunda dose da Covid-19. Segundo a prefeitura, são cerca de 18 mil pessoas nessa situação

Carnaval cancelado

Pelo menos oito, das 18 cidades da região de Piracicaba (SP), já anunciaram o cancelamento das festividades de Carnaval em 2022. O motivo é a pandemia da Covid-19. Veja a situação por município.

ARQUIVO: Bloco da Ema em Piracicaba, em 2018 — Foto: Arthur Menicucci/G1

Aumento no número de furtos

A quantidade de registros de furtos em Piracicaba (SP) teve uma alta de 42% em 2021, conforme os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os números são referentes a todas as ocorrências de furto, incluindo de veículos.

Mais um ciclista atropelado

A Santa Casa de Piracicaba (SP) tenta identificar um paciente internado no hospital às 22h46 dessa quinta-feira (25). De acordo com a instituição, ele transitava de bicicleta pela Rodovia Samuel de Castro Neves (SP-147), que liga Piracicaba a Anhembi (SP), quando foi atropelado por um veículo que fugiu do local e está em estado grave.

Homicídio em Santa Bárbara

Um homem foi vítima de homicídio em Santa Bárbara d’Oeste (SP), na tarde desta sexta-feira (26), de acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM). Segundo a corporação, ele morreu após ser alvejado com tiros de fuzil e pistola na cabeça.

Veículo de funerária e viatura da PM no local do homicídio, em Santa Bárbara d’Oeste — Foto: Cláudio Mariano/ SBNotícias

Localização de drogas e prisões

Um homem foi preso na quinta-feira (25) após a Polícia Militar encontrar 5,4 quilos de maconha em seu carro. A apreensão aconteceu no bairro Glebas Aliança, em Piracicaba (SP).

Drogas encontradas no veículo do indiciado em Piracicaba — Foto: Polícia Militar

Já em Limeira (SP), um homem foi preso por ser suspeito de tráfico de drogas na noite de quinta-feira (25), no bairro Ibirapuera. Com ele, foram apreendidos tijolos de maconha e uma planta do entorpecente.

Drogas e materiais encontrados pela PM em Limeira — Foto: Polícia Militar

Agenda do final de semana

As cidades da região de Piracicaba (SP) contam com diversas opções de entretenimento, entre shows, exposições e festivais a partir desta sexta-feira (26). Entre os destaques, estão a apresentação da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, show com a sambista Aninha Barros e apresentações de forró, hip hop e festival para quem gosta de churrasco.

VÍDEOS: Veja reportagens sobre a região

Continue lendo

Piracicaba

Santa Casa tenta identificar ciclista internado em estado grave após atropelamento em Piracicaba

Artigo

em

Por

A Santa Casa de Piracicaba (SP) tenta identificar um paciente internado no hospital às 22h46 dessa quinta-feira (25). De acordo com a instituição, ele transitava de bicicleta pela Rodovia Samuel de Castro Neves (SP-147), que liga Piracicaba a Anhembi (SP), quando foi atropelado por um veículo que fugiu do local e está em estado grave.

Trazido ao hospital pelo Grupo de Resgate e Atenção às Urgências (Grau), o homem não portava documento, aparenta ter por volta de 35 anos, 80 quilos, 1,80 metro de altura, pele branca, olhos castanhos, cabelos compridos e não possui tatuagens.

Qualquer informação deve ser comunicada ao Serviço Social ou ao Plantão Administrativo da Santa Casa de Piracicaba pelos telefones (19) 3417-5015 ou 3417-5010.

Morte recente

Na segunda-feira (22), o aposentado José Costa da Silva, de 57 anos, pedalava pela Avenida Luciano Guidotti quando foi atropelado por um ônibus que passava ao seu lado e morreu no local. O filho da vítima, Danilo Mendes da Costa, contou ao g1 que o pai utilizava a bicicleta como meio de transporte e, no momento do acidente, estava a caminho de uma agência bancária.

Ciclista morre atingido por ônibus em Piracicaba — Foto: Edijan Del Santo/EPTV

Após o acidente grupos de ciclistas se mobilizaram para cobrar a implantação de ciclovias e ciclofaixas pela cidade. Há pelo menos cinco anos a prefeitura não implanta novas vias desse tipo.

Manifestação de ciclistas em Piracicaba — Foto: Caroline Giantomaso/ g1

Mapa dos acidentes

Piracicaba teve desde 2015 em média 2,5 óbitos de ciclistas em acidentes de trânsito por ano. Foram 18 ocorrências. Os dados são do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), que contabiliza ocorrências desde 2015.

O g1 reuniu os dados da plataforma em um mapa, que mostra as localizações dos acidentes que ocorreram desde 2015 na cidade. Confira:

*Dois acidentes que ocorreram em 16 de outubro de 2016 e 6 de novembro de 2020 não constam no mapa porque não tiveram a localização divulgada. Esses casos vitimaram um homem de 55 anos e uma mulher de 26 anos, respectivamente.

VÍDEOS: Fique por dentro do que acontece nas cidades

Continue lendo

Piracicaba

Guarda Civil recebe novas viaturas para a Patrulha Rural em Piracicaba

Artigo

em

Por

A Guarda Civil de Piracicaba recebeu nesta semana novas viaturas destinadas ao grupamento da Patrulha Rural. São duas caminhonetes Chevrolet S10 4×4, equipadas com sinalizador acústico e visual, iluminação de LED, alto-falante, grafismo, para-choque de impulsão, repartição para ferramentas e kit de primeiros socorros, estribos laterais sobressalentes, rastreador, suporte de armas longas, dentre outros equipamentos.

Os veículos foram adquiridos por meio de emenda aprovada em 2020, pelo Projeto de Lei 156/2020 de autoria do vereador Laércio Trevisan, no valor de R$ 400 mil. A compra de uma terceira unidade, também destinada à Patrulha Rural, já está em andamento, no valor de R$ 258 mil, esta por meio da emenda do ex-senador Major Olímpio, falecido neste ano.

LEIA TAMBÉM

“Com as novas viaturas iremos aumentar o patrulhamento que já realizamos nas estradas que compõem a área rural, melhorando nosso desempenho, oferecendo mais conforto e segurança à população”, observou o GC Matias, encarregado do Grupamento Rural.

Os veículos, que estarão nas ruas a partir de segunda-feira, 29/11, serão utilizados para atender ocorrências de roubo e furto, combatendo a criminalidade, mantendo a ordem pública, percorrendo as regiões mais afastadas e as estradas vicinais do município, incluindo locais de difícil acesso na área rural.

As novas viaturas fazem parte da modernização e ampliação da frota e outros investimentos da GCMP, como armamentos e tecnologia, fundamentais para garantir a presença da corporação nas ruas, bem como a qualidade dos serviços prestados à população.

“As novas viaturas são de extrema importância para o grupamento e para a corporação, nossa frota está passando por readequações e esses veículos chegaram em boa hora. São veículos modernos, adaptados para armas longas e para colocação de tablets”, explicou o comandante Sidney Nunes.

Criada em 2002, a Patrulha Rural de Piracicaba faz parte da estrutura da Prefeitura para a realização do trabalho de segurança pública. O grupamento conta com veículos específicos, pessoal treinado. Atua em toda região municipal e tem por objetivo manter a segurança na área rural, a fim de prevenir e reprimir delitos em sítios, fazendas, escolas e condomínios, dentre outros locais.

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS

Copyright © 2021 powered by NH TV.