Lucas Fonseca começou com 40 camisetas, hoje tem cinco lojas e franquias

Lucas Fonseca é um jovem empreendedor que não tem medo de arriscar. Começou com a venda de 40 camisetas e hoje tem cinco lojas. Afirma que é exatamente esta ação estratégica, de arriscar, que faz parte do desafio de ser ou tornar-se um verdadeiro empreendedor. Nesta época de pandemia, Lucas valorizou ainda mais sua atitude e soube motivar quem está no caminho do empreendedorismo.

Criou sozinho uma marca, a Respect, uma grife de moda streetwear, logo depois de ser dispensado da sua atuação principal em uma multinacional. Hoje, já tem cinco lojas, incluindo franquias. Campinas, é a cidade-berço do sonho que deu certo de Lucas, em seguida, veio Americana e Maringá.

E ele faz jus ao empreendedorismo criativo no Brasil. Antes de começar com a Respect, Lucas trabalhava formalmente com logística em uma multinacional e já tinha o sonho de ter uma marca própria, mas só se dedicava à esta criação em seus momentos livres ou pós trabalho. Quando foi dispensado, resolveu efetivar as pesquisas e teorias de antes. E passou a comprar uma primeira dezena de camisetas e estampar com a marca que idealizou, a Respect.

“Eu sempre gostei de moda e tinha um jeito próprio de me vestir, uma moda urbana, street mesmo, com estilo, mas acima de tudo e sempre, confortável, dentro de cada estação”, conta ele. Notou que estas peças que ajudavam a compor seu estilo eram caras demais e foi assim que nasceu o conceito da Respect, diferenciado, mas sempre acessível. Bem, nome e logo dizem tudo isso de forma transparente e as roupas, com essência própria, despertaram o interesse de clientes e até de franqueados.

Lucas Fonseca

Lucas pode até não ser um exemplo de startup como está em voga no Brasil. Definitivamente, não é, porque não recebeu investimento de nenhuma outra grande empresa atuante no segmento. Mas, garante que um pouco de ousadia, criatividade e a prática de sempre dispor preços acessíveis para um produto inovador é o segredo do bom empreendedor. Ele já conquistou a capa da revista do Sebrae como exemplo empreendedor e entrevistado-destaque em programas de Economia e Negócios.

MOTIVANDO O EMPREENDEDORISMO

Lucas até já parou, provisoriamente, a produção de sua marca de roupas, a Respect, para produzir máscaras de tecido já que o acessório, além de ser item básico, também ganhou notoriedade na moda. Foi logo no começo da pandemia, ainda em 2020. E mais, transformou a sua iniciativa em uma ação social, já que a cada máscara vendida da marca, doou uma outra, para as entidades assistenciais, Centro Infantil Boldrini e Casa Ronald McDonald’s, até maio de 2020, quando tudo estava ainda em início e as máscaras eram mais que uma necessidade para todos.

Como tudo que leva o nome da marca, é claro, que não foi uma máscara de tecido tão comum. Contou com um designer próprio, que além de envolver o nariz e a boca de forma segura, somava duas camadas de tecido para ser mais resistente e tinha todo seu charme especial.

“Eu queria ajudar quem realmente precisa e manter as despesas básicas de minhas quatro lojas em dia. Também e não menos importante era manter e pagar minha equipe e, as costureiras”, explica o pequeno empresário, que nem gosta muito de ser chamado assim e prefere a palavra empreendedor.

Lucas já adaptou seu negócio às ferramentas sociais, criou promoções exclusivas e mantêm assim o ritmo das vendas, mesmo durante a pandemia. As máscaras, de tanto sucesso, já estão esgotadas. Mas, o principal, foi ser solidário, novamente criativo e manter honestamente, sua equipe e despesas em dia.

O empreendedor começou com uma loja em Campinas, em seguida, inaugurou mais uma na mesma cidade. Depois, inaugurou a terceira loja, na cidade de Americana. Em seguida, em julho de 2020, inaugurou, a quarta loja, também em Campinas, no shopping Parque das Bandeiras. A cidade de Maringá conta com a quinta unidade da marca Respect, que é franqueada.

A Respect mantém as vendas e atendimento online, suas peças exclusivas podem ser adquiridas acessando: #respectoficial ou www.lojasrespect.com.br.

SERVIÇO

RESPECT AMERICANA
Rua Sete de Setembro, 404
Centro / Americana – SP
Instagram: @respect.americana

Com informações do Jornal Americanense

Load More Related Articles
Load More By - redação
Load More In Americana
Comments are closed.

Check Also

Funsat de Campo Grande – MS informa novas oportunidades de Emprego

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, anuncia a aber…