Home America Chuvas na Argentina não chegam a áreas agrícolas afetadas por seca

Chuvas na Argentina não chegam a áreas agrícolas afetadas por seca

3 min read
0
Quer receber as principais notícias do NH TV pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

Por Maximilian Heath

BUENOS AIRES (Reuters) – As atuais chuvas que caem na Argentina não estão abrangendo as regiões agrícolas afetadas pela seca, que já obrigou as principais bolsas do país a reduzirem suas previsões para o trigo 2019/20, disse um meteorologista nesta sexta-feira, acrescentando que tais áreas receberão água somente no próximo final de semana.

Nos últimos meses, as zonas oeste e sul da região agrícola central têm recebido chuvas muito limitadas que, somadas às baixas temperaturas, deixarão muitos lotes de trigo em uma situação crítica, de acordo com o especialista em clima Germán Heinzenknecht.

Nesta semana, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires reduziu para 19,8 milhões de toneladas sua previsão para a colheita de trigo da Argentina, ante 21 milhões prévios, enquanto a Bolsa de Comércio de Rosário diminuiu sua estimativa em 1,5 milhão de toneladas, para 20 milhões de toneladas.

Ambos os órgãos citaram o clima adverso como motivo para as reduções.

“As precipitações (de 20 mm a 30 mm) estão sendo recorrentes sempre no mesmo setor: noroeste (da província) de Buenos Aires, zona leste (da província) de Santa Fe, algumas zonas do centro de Santa Fe”, disse Heinzenknecht, especialista da Consultora de Climatologia Aplicada (CCA).

Oeste e sul de Buenos Aires e as províncias de Córdoba e La Pampa –região que necessita de chuvas com urgência para evitar mais perdas de produtividade– praticamente não receberam água, explicou.

Segundo dados de distribuição do plantio de trigo 2019/20 da Bolsa de Buenos Aires, a região afetada pela seca representa 43% dos 6,6 milhões de hectares semeados com o cereal.

“Com o transcorrer da segunda quinzena (de outubro) teremos uma melhora para o oeste (no nível de chuvas). Mas com início possivelmente no outro final de semana (19 e 20 de outubro), antes não”, disse Heinzenknecht.

(Reportagem de Maximilian Heath)

tagreuters.com2019binary_LYNXMPEF9A1RQ-BASEIMAGE

Load More Related Articles
Load More By - redação
Load More In America
Comments are closed.

Check Also

10 heróis de Marvel e DC que deviam ganhar séries – mas são caros demais

Nunca foi um momento melhor para ser fã de super-heróis de Marvel e DC. Não apenas existem…